Promovido pelo TCESP, Ciclo de Debates em 2025 tem o maior público dos últimos dez anos


08/07/2025 – SÃO PAULO – A 29ª edição do Ciclo de Debates promovida em 2025 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais recebeu 8.955 pessoas, considerado o maior público dos últimos dez anos, segundo balanço da Corte de Contas paulista.

No período de março a junho deste ano, liderados pelo Presidente do TCESP, Conselheiro Antonio Roque Citadini, os Conselheiros, os membros, os diretores e a equipe técnica do TCESP percorreram 9.059 quilômetros para levar as boas práticas administrativas e orientar os gestores sobre temas como Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Nova Lei de Licitações, Planejamento, Terceiro Setor, Controle Interno, Ações da Fiscalização e assuntos pertinentes a Câmaras Legislativas em 20 municípios localizados fora das sedes das Unidades Regionais do TCE no interior e no litoral do estado paulista.

Amplamente divulgado por meio de comunicados disponibilizados no Diário Oficial Eletrônico do TCESP e com visibilidade na mídia escrita, impressa, digital e audiovisual, o Ciclo de Debates foi promovido em Jaguariúna, Garça, Jaú, Tatuí, Votuporanga, Catanduva, Franca, Batatais, Ibitinga, Santa Gertrudes, Mogi das Cruzes, Pariquera-Açu, Praia Grande, Santo Antonio do Pinhal, Capão Bonito, São João da Boa Vista, Bastos, Pedrinhas Paulista, Ilha Solteira e Penápolis.

O encontro realizado, em 12 de maio, em Mogi das Cruzes, registrou o maior número de participantes, estimativa de 800 pessoas, sendo 27 por município jurisdicionado, apresentando a maior média. O evento em São João da Boa Vista, em junho, aparece com o segundo maior público - aproximadamente 700 pessoas, 26 por município jurisdicionado à Corte.

. Lideranças

Novidade que marcou o Ciclo de Debates do TCESP, em 2025, antes de iniciar todos os encontros, os Conselheiros e o corpo técnico do TCE se reuniram por cerca de 30 minutos com Prefeitos das respectivas regiões para tratar de demandas de interesse da população local. Ao todo, segundo balanço do Tribunal de Contas, 435 Prefeitos compareceram aos Ciclos, sendo considerada a maior participação de Chefes do Executivo dos últimos três anos. 

O evento que registrou o maior índice de comparecimento de Prefeitos aconteceu em Santo Antonio do Pinhal, em junho, que contou com a presença de 100% dos convidados, seguido do encontro realizado em Pariquera-Açu, em maio, onde apenas um prefeito não compareceu.

Ao todo, os 20 eventos realizados pelo TCE contaram com a presença de 304 Presidentes de Câmaras Municipais, sendo também a maior participação dos líderes do Legislativo desde 2023.

"Ao longo de quase três décadas, os Ciclos de Debates têm sido um instrumento eficaz para disseminar o conhecimento técnico acumulado pelo Tribunal de Contas, através da atuação conjunta de conselheiros e servidores especializados. Acredito firmemente que essa iniciativa teve impacto direto na melhoria da gestão pública em nosso Estado em todos esses anos", destacou o Presidente Roque Citadini. "É motivo de grande felicidade ter acompanhado, desde o seu nascimento, esses eventos que culminaram agora  nesses 20 encontros memoráveis. São momentos que ficarão para sempre na minha lembrança como capítulos muito especiais da história do Tribunal de Contas após a instituição da nossa Constituição de 1988", completou o Conselheiro.

Encontros que aproximaram cada vez mais o Tribunal de Contas de seus jurisdicionados, contribuindo positivamente e de maneira pedagógica com a atuação do gestor público e toda a sociedade paulista.

As atividades do Ciclo de Debates do TCESP nos municípios paulistas continuarão em 2026, ano em que será comemorada a 30ª edição do evento.